Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

4 de ago. de 2011

Mês de Agosto: Mês que rezamos pelas vocações.

Vocação é sentir-se chamado para um trabalho apostólico na igreja. Vocação salesiana é sentir-se chamado para um trabalho apostólico na congregação salesiana.

Um dado histórico, confirmado pelos quatro evangelistas, é que, desde o início da sua atividade evangelizadora (cf. Mc 1,14-15), Jesus chamou alguns para segui-lo (cf. Mc 1,16-20). Os seus primeiros discípulos tornaram-se assim "companheiros durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado do meio de nós" (At 1,21-22).

Evangelização e vocação são, pois, dois elementos inseparáveis. Antes, o critério da autenticidade de uma boa evangelização é a sua capacidade de suscitar vocações, amadurecer projetos de vida evangélica, envolver inteiramente a pessoa dos que são evangelizados, até fazer deles discípulos e apóstolos.

Com o tema "Senhor, queremos ver Jesus", sobre a urgência de evangelizar, faço um acalorado apelo à Família Salesiana para sentir a urgência, a necessidade de convocar.

Assim escreve o Reitor Mor dos Salesianos, o padre Pascual Chávez Villanueva.

Um jovem pode ter vocação para ser salesiano. Para isso ele precisa ser jovem que:

ü tem vida de oração,

ü ser amigo de boas leituras da Bíblia e da vida de santos,

ü dedicar-se com seriedade aos estudos,

ü ter vida de piedade e oração, vida sacramental, vivência da confissão e eucaristia,

ü ter vida numa comunidade paroquial com um apostolado sério e empenhativos,

ü precisa gostar de estar no meio de crianças e de jovens, mesmo nomeio dos mais difíceis,

ü gostar de estar com eles e dirigir-lhes uma boa palavra,

ü quem sabe, dar-lhes catecismo e

ü precisa conhecer a vida de Dom Bosco.

ü Precisa visitar uma obra salesiana perto da sua cidade.

Jesus chamou alguns para segui-lo. Dom Bosco também chama muitos jovens para segui-lo. Os seguidores de Jesus foram companheiros de Jesus durante a sua vida aqui na terra. Os seguidores de Dom Bosco serão companheiros de Dom Bosco numa das Obras Salesianas: Centros Juvenis e Oratórios ou Escolas: de diversos graus, ou Universidades, em Centros de Promoção Social ou Missões em Escolas Agrícolas ou Centros de promoção vocacional, em Casas para Encontros, Cursos, Retiros ou em serviços editoriais no Boletim Salesiano ou nas Editoras, na área da comunicação em Rádios ou Televisão. Pode ser também em Paróquias.


O processo e vida vocacional é longo e bonito. Tem necessidade de jovens de garra, corajosos, amigos daquilo que é difícil e árduo. Como Dom Bosco.

Texto produzido pelo Pe. Narciso Ferreira, SDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...