Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

17 de ago. de 2011

Continuação: Oratórios


Oratório Ambulante

Ficou lá quase um ano. Escolheu como patrono da capelinha tão pobre - mas inteiramente sua - de que dispunha, S. Francisco de Sales, que se tornou patrono e titular também de suas obras, chamadas justamente SALESIANAS. Com o Pe. Borel iniciou uma escola vespertina para pobres operários, ensinando-lhes a ler, escrever e fazer contas.

Mas aqueles trezentos e mais meninos que aos domingos punham em rebuliço os corredores e os quartos não eram bem o que a senhora Marquesa podia desejar nesse lugar. Foi convidado a se mudar. Começou então, como tinha sonhado, o caminho da cruz: uma verdadeira caça a uma morada estável. "Os repolhos, disse então o Pe. Borel, devem ser transplantados, senão não crescem".

De praça em praça, de igreja em igreja, de campo em campo, as coisas eram difíceis, mas caminhavam. Tudo ia tão bem. Mas Cortou-lhe as asas o dono do prado que ele havia alugado. Opisoteio daquela nova espécie de rebanho lhe arruinava até as raízes do capim.


Dom Bosco chorou. Ao seu redor, tudo estava ficando escuro. Estava-se armando uma perseguição surda, movida por mesquinhez e ciúme. Muitos amigos seretiravam. As autoridades se lhe mostravam hostis. Chegaram até a uma tentativa de interná-lo no manicômio. E agora, que haveria de dizer a seus meninos?- Aonde os levaria no domingo seguinte?

Lá, a céu aberto, Dom Bosco chorou. Em torno dele choravam os seus meninos. O oratório definitivo. A essa altura entrou no prado um bom homem que lhe ofereceu um local ali perto, um telheiro ou coisa semelhante. Foi ver. Era o telheiro da casa Pinardi, baixo e sem reboque, que ele alugou por 320 liras anuais: com um terreninho ao lado. O contrato é de 1º de abril de 1846.


Lá, em meio à várzea despovoada de Valdocco, não longe do Rio Dora, naquele barracão que foi adaptado para ser capela, entrou como em triunfo no domingo seguinte; era Domingo de Páscoa no Oratório de S. Francisco de Sales! E não saiu mais dali. Hoje, domina na frente a cúpula da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, a senhora do sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...