Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

23 de jan de 2012

Dia de São Francisco de Sales

Comemoramos no dia 24 de janeiro.

Pastor cheio de zelo e mestre de caridade, inspirou Dom Bosco com seu humanismo otimista e sua dedicação absoluta ao cuidado pastoral das almas. Em 1854 Dom Bosco declarou: `Nossa Senhora quer que criemos uma Congregação. Decidi que nos chamaremos Salesianos.

Colocamo-nos sob a proteção de São Francisco de Sales, com a finalidade de participar da sua imensa amabilidade`. Em 1854, Dom Bosco deu o nome de `Pia Sociedade de São Francisco de Sales` ao primeiro pequeno grupo de 17 jovens que desejavam seguir os seus passos trabalhando pela juventude.



A educação, ele diz, è um dever a realizar com amor, adaptando-se às necessidades e possibilidades de cada um. Francisco de Sales admira a "indústria" de uma mãe circundada por seus filhinhos, e que sabe "dar a cada um o que lhe convém e os trata segundo suas capacidades físicas e espirituais".

"A quem não tem senão um, dois ou três anos, dá leite, fala-lhe brincando, adocicando as palavras, e não o faz dizer: meu pai e minha mãe, porque ainda é muito pequeno, mas apenas: papai e mamãe, porque ainda não conseguiria pronunciar os nomes: pai e mãe. Aos que têm quatro ou cinco anos, começa a ensinar a falar melhor, a comer alimentos mais consistentes; aqueles, depois, ainda maiores, educa-os aos modos civilizados e à modéstia".



Fazemos como Deus, que acompanha as pessoas dessa forma. A sua pedagogia assemelha-se à de um pai atento às capacidades de cada um: "Como um bom pai que tem o filho pelas mãos – escrevia a Joana de Chantal – adaptará os seus passos aos vossos e ficará contente em não andar mais depressa do que vós".

O método salesiano consiste em saber conquistar o coração do jovem, porque "quem conquista o coração do homem conquista o homem todo". O autor da Filotéia escreveu: "De minha parte, Filotéia, jamais consegui a aprovar o método daqueles que, desejando reformar o homem, começam a partir de fora, das atitudes, das roupas, dos cabelos.

Ao contrário, parece-me que se deveria começar a partir de dentro: Convertei-vos a mim, diz Deus, com todo o vosso coração; meu filho, dá-me o teu coração; porque, sendo o coração a fonte das ações, estas são do mesmo tipo do coração". Também Dom Bosco preferia fazer apelo aos recursos interiores do jovem, como a razão, a religião e o carinho, mais do que à constrição exterior.


O brasão salesiano apareceu pela primeira vez na circular de Dom Bosco de 8 de dezembro de 1885, desenhado pelo Prof. Boidi.

“A estrela radiante, a grande âncora, o coração abrasado simbolizam as virtudes teologais. A figura de São Francisco de Sales lembra o Patrono da Sociedade. O pequeno bosque na parte de baixo lembra o Fundador. As elevadas montanhas significam as alturas da perfeição à qual devem tender os membros da Congregação. A palma e o louro que, entrelaçados, abraçam o escudo até o meio, são emblemas do prêmio reservado a uma vida sacrificada e virtuosa. O mote Da mihi animas coetera tolle exprime o ideal de todo salesiano”.



Mais informações: http://www.sdb.org/index.php?ids=9&sott=10&ty=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...