Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

24 de out. de 2011

Comemoração do Pe. Luís Guanela, ontem proclamado Santo.


Padre Luís Guanella.

Nasceu em Fraciscio di Campodolcino no Val San Giacomo (Sondrio) no dia 19 de dezembro de 1842. Sua festa é comemorada no dia 24 de outubro.

A particular situação geográfica da terra na qual Luís cresceu forjou nele um caráter sólido: firmeza, temperança, espírito de sacrifício. Distinguiu-se sempre pela sua grande fé enriquecida e alimentada pela piedade popular, que respirava graças à sua proximidade aos simples e aos pobres. Estudou no colégio Gallio de Como e em vários seminários diocesanos. Foi ordenado sacerdote em 1866 e, pouco tempo depois, foi nomeado pároco de Savogno. Dedicou-se com muito zelo aos jovens, ocupando-se por eles da escola e revitalizando a Ação Católica.

Ao mesmo tempo tomou contato com Dom Bosco. Fascinado pelo carisma salesiano, tentou abrir um colégio para os jovens, mas a operação não foi adiante. Quis, contudo, estar com Dom Bosco, e em 1875 fez-se Salesiano. Ocupou-se do oratório "São Luís" em Turim e, pouco depois, foi nomeado diretor do colégio "Dupraz" em Trinità (Cuneo). Ficou na Congregação Salesiana por três anos, porque o Senhor tinha disposto diversamente: o bispo, de fato, chamou-o de novo à diocese. Luís não tinha medo de defender os seus jovens e os seus pobres mesmo diante das pretensões dos poderosos e dos políticos.


Informações da vida: http://www.guanelliani.org/


Sobre a homilia: De São Luís Guanella ressaltou “que o seu testemunho humano e espiritual é para toda a Igreja um dom particular de graça”. “Durante a sua existência terrena, ele viveu, com coragem e determinação, o Evangelho da Caridade”, disse o Papa, completando: “graças à profunda e contínua união com Cristo, na contemplação de seu amor, Pe. Guanella, conduzido pela Providência divina, tornou-se companheiro e mestre, conforto e alívio dos mais pobres e dos mais necessitados”.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...