Aspirantes

  Dom Bosco disse: "O que somos é presente de Deus; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele"

15 de jun. de 2010

África do Sul – Mundial de futebol: Salesianos já em campo


(ANS – Johanesburgo) – Inicia hoje na África do Sul a 19ª edição do Campeonato Mundial de Futebol. A Igreja da África do Sul aposta na grande ressonância midiática a fim de chamar a atenção mundial para temas e problemáticas da África. A comunidade salesiana participa como protagonista.
Por ocasião da Copa de Futebol, primeira a realizar-se em terras africanas, a Conferência Episcopal da África do Sul pensou numa série de iniciativas para tornar o evento esportivo uma ocasião de crescimento humano e espiritual. Como afirma o Cardeal Wilfrid Napier OFM, Arcebispo de Durban, no sítio pensado para a evento, “a Copa do Mundo oferece uma ocasião única. (….) O esporte exige paciência, perseverança, respeito… Todos valores esses, de que as nossas sociedades, especialmente as da África, têm necessidade. Valores que a Igreja não deixa de invocar”.

Os responsáveis pela Igreja da África do Sul querem chamar a atenção da mídia internacional, a qual, com freqüência pouco interessada pelo Continente Negro, está ora voltando a sua atenção a essa parte do mundo. O Campeonato mundial de futebol quer ser uma ocasião para fazer os esportistas e os aficionados de tudo o mundo refletirem sobre temas como o tráfico dos seres humanos e a chaga da AIDS-HIV.
Em vista dos numerosos empenhos e desafios pastorais que tal evento implica, os bispos do África do Sul decidiram confiar um papel de primeiro plana a quem faz 150 anos se ocupa de promoção e formação dos jovens através de oratórios, jogos, esporte. A Conferência Episcopal, já desde 2008, pediu à comunidade salesiana, na pessoa do P. François Dufour, Superior da Visitadoria da África Meridional, de assumir o encargo da animação pastoral por ocasião da Copa do Mundo. A resposta entusiasta do Superior foi positiva, apesar das dificuldades econômicas e logísticas.

O primeiro passo foi a constituição de uma pequena comissão, guiada pelo P. Dufour, com a tarefa de providenciar a organização das atividades. O comitê a seguir desenvolveu várias propostas: domingo, 13 de junho, primeira domingo dentro do período da competição, foi declarado “Domingo da Copa do Mundo” e a cada paróquia foram sugeridas iniciativas litúrgicas para celebrá-lo, envolvendo fiéis, turistas, esportistas especialmente chegados à África Do Sul.

A comissão preparou um livreto de orações a ser distribuído gratuitamente nos dias do Mundial. O subsídio contém também algumas informações sobre a história da Igreja. O P. Dufour é também membro da equipe que dirige o sítio “
churchontheball”, voz direta da Conferência Episcopal sobre o Campeonato Mundial.
Além dessas atividades, cada comunidade salesiana do país se mobilizou com variadas iniciativas. Quarta-feira, 9 de junho, p. ex., a obra salesiana de Ennerdale, na periferia degradada de Finetown, Johanesburgo, acolheu o célebre ex-futebolista da seleção brasileira Giovane Élber. O atleta, acompanhado de três diferentes trupes cinematográficas, reuniu-se com as numerosas crianças presentes e se interessou pelo Projeto Educativo salesiano em desenvolvimento na Obra.

FONTE: ANS "AGÊNCIA INFO SALESIANA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Share |
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...