O Oratório não foi inventado por Dom Bosco; ele já existia. . . Dom Bosco desenvolveu um novo Oratório de grande originalidade e sucesso.
Diversamente de seus modelos, o Oratório de Dom Bosco não se apresenta como uma obra paroquial, mas como uma proposta de formação oferecida a pessoas que a paróquia não pode atender.
O Oratório Salesiano, ou Oratório de hoje, é um ambiente, onde crianças, adolescentes e jovens se educam, num espaço e num clima de alegria e descontração.
O Oratório é uma forma de atendimento que funciona com um mínimo de estruturas e de recursos. Pode funcionar só nos finais de semana (Oratório Festivo), como também todos os dias da semana (Oratório Diário).
O Oratório é uma obra que exige poucas estruturas e mesmo estas são muito flexíveis. Há mil e uma maneiras de se fazer um Oratório. Mas para que um Oratório seja um Oratório de Dom Bosco ele precisa ter determinadas características: ser aberto a todos e não excluir ninguém; ter no pátio seu principal instrumento de educação, através do esporte, das brincadeiras, das oficinas, que se ganha o coração da criança e do adolescente com carinho, característico da pedagogia de Dom Bosco; ter catequese e evangelização; as estruturas são mínimas e bastante flexíveis, não existe modelo ideal para o Oratório, mas cada Oratório é ele mesmo dependendo das possibilidades e exigências dos oratorianos; ter participação dos oratorianos na organização, animação e funcionamento do Oratório; ser aberto a toda e qualquer atividade que contribua para a formação do oratoriano e ter boa organização, sabendo quais são os objetivos a alcançar e os métodos a usar.
O Oratório é uma obra que exige poucas estruturas e mesmo estas são muito flexíveis. Há mil e uma maneiras de se fazer um Oratório. Mas para que um Oratório seja um Oratório de Dom Bosco ele precisa ter determinadas características: ser aberto a todos e não excluir ninguém; ter no pátio seu principal instrumento de educação, através do esporte, das brincadeiras, das oficinas, que se ganha o coração da criança e do adolescente com carinho, característico da pedagogia de Dom Bosco; ter catequese e evangelização; as estruturas são mínimas e bastante flexíveis, não existe modelo ideal para o Oratório, mas cada Oratório é ele mesmo dependendo das possibilidades e exigências dos oratorianos; ter participação dos oratorianos na organização, animação e funcionamento do Oratório; ser aberto a toda e qualquer atividade que contribua para a formação do oratoriano e ter boa organização, sabendo quais são os objetivos a alcançar e os métodos a usar.
FONTE: www.inspetoriasalesiana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário