
Aspirantes
31 de ago. de 2011
Missa Solene da Festa de Dom Bosco

Tríduo da Festa de Dom Bosco - Terceiro Dia.
29 de ago. de 2011
Tríduo da Festa de Dom Bosco - Segundo dia.









Última parte sobre a vida de Dom Bosco - A Congregação Salesiana hoje.

A Congregação Salesiana hoje.
A Congregação Salesiana hoje está nos 5 Continentes, em 132 nações. Suas atividades são:
Ø Centros Juvenis e Oratórios
Ø Escolas: diversos graus, Universidades
Ø Centros de Promoção Social
Ø Missões
Ø Escolas Agrícolas
Ø Centros de promoção vocacional
Ø Casas para Encontros, Cursos, Retiros
Ø Boletim Salesiano
Ø Editoras
Ø Rádios
Ø Televisão
Ø Centros Universitários…
Ø As Redes de Universidades, Escolas, Obras Sociais,
Ø Paróquias
Os salesianos no mundo todo são 15.762. e as Irmãs Salesianas tem atividades iguais à nossas em favor das meninas e moças e são no mundo todo mais de 14.091.
Temos também jovens santos e bem-aventurados: Domingos Sávio é santo beatificado e canonizado pelo Papa Pio XII respectivamente aos 05 de março de 1950 e 12 de junho de 1954. – Laura Vicuña foi beatificada pelo Papa João Paulo II aos 3 de setembro de 1988, Zeferino Namuncurá foi beatificado pelo Papa Bento XVI aos 11 de novembro de 2007.
[Esta matéria foi tirada de Caviglia Alberto, Dm Bosco, visão histórica, São Paulo, Editora Salesiana, 1987 – Morand Wirth, De Dom Bosco aos nossos dias, Roma, LAS, 2000 – pelo padre Narciso Ferreira, salesiano, hoje diretor do Aspirantado Salesiano em Pindamonhangaba]
26 de ago. de 2011
Tríduo da Festa de Dom Bosco - Primeiro dia.
Dom Bosco: Salesiano Coadjutor

Um segredo da expansão esplêndida da congregação, da caridade e da educação cristã em meio à classe trabalhadora deve-se a outro fator que por sua vez é uma das mais belas glórias do gênio de Dom Bosco e a característica mais especial da vida salesiana. Refiro-me ao tipo completamente novo na história das ordens religiosas do Coadjutor, o salesiano leigo.

Dom Bosco morreu aos 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado em 1934 pelo Papa Pio XI. O Bem-aventurado Papa João Paulo II declarou Dom Bosco “Pai e Mestre” dos Jovens no dia 24 de janeiro de 1989.
Dom Bosco: A formação do primeiro grupo e a Fundação da Congregação Salesiana

Dom Bosco começara a voltar-se para os jovens alunos que lhe inspiravam confiança: Rua, Francesia, Cagliero, Ângelo Sávio, Rocchietti, Turchi e outros. Evidentemente sua prudência era grande. As congregações e os frades não andavam propriamente em moda nesse tempo. Contam-nos que os rapazes tinham tendência de rir de tudo o que sabia de frade e de convento... Sua tática adaptava-se à mentalidade do ambiente. Com maior ou menor êxito assim se dirigia a alguns: “Queres bem a Dom Bosco? Gostarias de estar com ele? Quererias fazer-te clérigo aqui no Oratório? Gostarias com o tempo de ajudar a Dom Bosco a trabalhar pelos jovens? Olha: se houvesse cem padres e cem clérigos, teria trabalho para todos.”
A fundação da congregação salesiana

Somente no dia 9 de dezembro de 1859 acreditou haver chegado o momento de falar abertamente de congregação religiosa. Aos “Salesianos” reunidos em seu quarto, falou mais ou menos nestes termos:
“De há muito pensava em instituir uma destas Congregações e esse foi já há vários anos o principal objetivo de minhas preocupações. Eis chegado hoje o momento de passar aos fatos. O Santo Padre Pio IX encorajou-me e louvou meu propósito. Verdadeiramente esta Congregação não nasce agora, mas existia já no complexo de Regras que viestes observando assim por tradição. A congregação será colocada sob a proteção de São Francisco de Sales
Quem não tiver vontade de inscrever-se peço que não venha mais às conferências que em continuação darei: o não comparecimento será para mim sinal de renúncia à própria adesão. Deixo-vos uma semana de tempo para pensar. Rezem para que o Senhor os ilumine.”
À saída da reunião houve um silêncio desusado. Mas logo que as línguas se desataram se podem verificar quanta razão tinha Dom Bosco em proceder com lentidão e prudência. Alguns murmuravam que Dom Bosco queria fazê-los “frades”. Cagliero media o pátio com grandes passos, dominado por sentimentos contraditórios.
Mas na maioria o desejo de “ficar com Dom Bosco” levou a melhor. Ser santo e trabalhar com Dom Bosco pelos jovens. - Na “conferência de adesão” que se reuniu na tarde de 18 de dezembro, uma semana depois, faltaram apenas dois dos que haviam participado da conferência precedente. Responderam ao convite o padre Vittorio Alasonatti (com 47 anos), quinze clérigos entre 15 e 25 anos e um jovem com 16 anos. Nesta ocasião foi redigido um documento que é o primeiro ato oficial da Sociedade Salesiana. O escopo que todos entendiam alcançar “num só espírito” era o de “promover e conservar o espírito de verdadeira caridade que fosse necessária na obra dos oratórios para a juventude abandonada e em situação de risco”. O documento continuava assim: “Aprouve aos mesmos Congregados erigirem-se em Sociedade ou Congregação que, tendo em mira a própria santificação, se propõem promover a glória de Deus e a salvação das almas, especialmente das mais necessitadas de instrução e de educação.”
24 de ago. de 2011
Romaria da Família Salesiana




























